Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PIB do Brasil cresce 0,4% no segundo trimestre de 2012

Apoio ao Comércio


De acordo com o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2012 em relação aos três primeiros meses do ano, atingindo R$1,10 trilhão. Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, o produto brasileiro apresentou aumento de 0,5%.


Em relação ao primeiro trimestre de 2012, o setor que apresentou maior crescimento quanto à produção foi Agropecuária, com 4,9%, seguido por Serviços, com 0,7% (no entanto, o subitem Comércio apresentou queda de 0,1%), enquanto no setor industrial houve um decréscimo de 2,5%. Sob o ponto de vista da demanda, o consumo das famílias aumentou 0,6%, o consumo do governo, 1,1% e os gastos com investimento direto sofreram queda de -0,7%. 


 


Na comparação com o período compreendido entre abril e junho de 2011, os setores de Agropecuária e Serviços cresceram, respectivamente, 1,7% e 1,5% (sendo que 0,2% representam o crescimento do subitem comércio), enquanto a Indústria caiu -2,4%. Os gastos apresentaram o seguinte desempenho: consumo do governo: aumento de 3,1%; consumo das famílias: aumento de 2,4% (35ª variação positiva consecutiva nessa base de comparação); investimentos diretos: queda de -3,7%.


 


O item “Consumo das famílias” foi novamente o que mais colaborou para o crescimento do PIB. Isso se deve, principalmente, pelas políticas do governo de incentivo ao consumo, como contínua e expansão do crédito e redução do IPI para eletrodomésticos, móveis, laminados, revestimentos e luminárias e automóveis, além da redução da taxa de desemprego, criando um ambiente favorável ao consumo.