Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PIB de Minas Gerais sofre desaceleração de -0,1%

Apoio ao Comércio


 


De acordo com divulgação Centro de Estatística e Informações (CEI) da Fundação João Pinheiro, o Produto Interno Bruto de Minas Gerais apresentou um decréscimo de -0,1% no segundo trimestre de 2013 na comparação com o primeiro trimestre. O desempenho verificado entre abril e junho se deve, principalmente, à queda de -11,1% do setor agropecuário devido ao desempenho negativo nas safras de café, milho e feijão.


O setor industrial, por sua vez, apresentou crescimento de 2,9%, o melhor resultado em três anos. Esta retomada conta, parcialmente, com o efeito da base de comparação, visto que no primeiro trimestre o setor apresentou variação de -5,2% em relação ao trimestre anterior. Mas há de se considerar também o aumento na produção de máquinas e equipamentos, assim como ocorreu no âmbito nacional, contribuindo para este crescimento de 2,9%. A produção de veículos, o refino de petróleo e a metalurgia também contribuíram para o resultado verificado.


O setor de serviços apresentou crescimento de 0,6% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano. O subsetor Comércio contribuiu para a variação positiva, apresentando avanço de 1,1% para 1,6% no segundo trimestre.


Apesar da queda desaceleração de -0,1 na comparação com o 1º trimestre, o PIB de Minas Gerais apresentou crescimento de 0,8% no acumulado do ano. Já o PIB do Brasil apresentou crescimento de 1,5% no segundo trimestre ante os três primeiros meses do ano, acumulando variação de 2,6% em 2013.