Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PIB de Minas Gerais cresce 2,3% em 2012

Apoio ao Comércio


De acordo com o CEI – Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro, o Produto Interno Bruto de Minas Gerais cresceu 2,3% em 2012. O resultado do produto estadual se deve, principalmente, ao bom desempenho de setores como a agropecuária (4,4%), construção civil (4,4%), serviços de administração pública (3,5%) e produção e distribuição de energia e saneamento (3,1%). Segundo a FJP, a rápida reação da economia mineira diante da política econômica foi determinante para que o Estado crescesse mais que o dobro, em comparação à economia nacional.


 


Em relação ao bom desempenho do setor agropecuário (o que mais cresceu no ano de 2012, juntamente ao setor de construção civil), a instituição ressalta que a produção de café, cereais e soja foi a que mais contribuiu para o crescimento do setor. Considerando somente o café, a colheita apresentou aumento de 20%, o que representou em torno de 30% de toda a produção agrícola mineira. Já o desempenho da construção civil, que também cresceu 4,4% no ano em questão, foi impulsionada principalmente pelo grande número de empregados, conforme ressaltou a instituição.


 


A FJP também destacou a importância do aumento do consumo familiar para o resultado do PIB observado em Minas Gerais. O setor de comércio, por exemplo, cresceu 2,0% em 2012. Ressalta-se também que, em todos os setores avaliados, Minas Gerais apresentou em desempenho superior à média nacional.