Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PIB de Minas Gerais cresce 0,4% no segundo trimestre de 2012

Apoio ao Comércio


De acordo com o CEI – Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro, o Produto Interno Bruto de Minas Gerais cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2012 na comparação com o primeiro trimestre do ano em questão. Todos os setores avaliados apresentaram variações positivas, sendo o maior crescimento apresentado pelo setor agropecuário (7,5%), seguido por serviços (0,4%) e indústria (0,1%).


De acordo com o boletim divulgado pela FJP, o bom desempenho da agropecuária neste trimestre se deve ao satisfatório resultado apresentado pelas colheitas de café, cana-de-açúcar, milho, soja, banana, feijão e batata inglesa, que juntos correspondem a aproximadamente 90% do valor produzido pelo setor. 


 


No setor industrial, por sua vez, verificou-se uma desaceleração em relação aos períodos anteriores, ocasionada, principalmente, pela indústria de transformação que, apesar de se encontrar em processo de recuperação, apresentou um crescimento de apenas 0,3%, ante 1,3% no primeiro trimestre. A indústria de transformação corresponde a 60% do valor adicionado industrial de Minas Gerais.


 


O setor de serviços também apresentou uma desaceleração na comparação com o trimestre anterior. Foram importantes para a manutenção do resultado positivo os resultados verificados nos setores de segurança, educação e saúde públicas, com aumento de 2,3%, e também de “outros serviços”, que engloba atividades como comunicação, alimentação, moradia, serviços domésticos, dentre outros. O comércio apresentou variação negativa de -0,2%.


 


Segundo a FJP, embora o crescimento verificado no segundo trimestre de 2012 tenha sido menor do que o observado no primeiro trimestre, o estado de Minas Gerais não interrompeu o processo de recuperação econômica iniciada no ano anterior.