Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Parabéns!

Apoio ao Comércio
É com muita alegria que a CDL/BH, entidade que representa os setores de comércio e serviços de Belo Horizonte, comemora o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido neste domingo, 17 de julho, pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco) ao Conjunto Moderno da Pampulha. Antes mesmo do título, a Pampulha já era parada obrigatória para quem visitava a capital. Agora a nossa expectativa é que a cidade entre de vez na rota do turismo nacional, atraindo milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. 
 
Mas esta não é uma vitória exclusiva da região da Pampulha, mas sim de todo a capital mineira. Os olhares de todo o mundo se voltarão para Belo Horizonte e a cadeia produtiva do turismo mineiro ganhará ainda mais força. E o aumento do número de turistas que o título deve trazer para a cidade, vai contribuir, sobretudo, com o desempenho das vendas dos setores de comércio e serviços com destaque para os segmentos de artesanato, gastronomia e vestuário. Assim a economia mineira receberá novo fôlego e mais postos de trabalho devem ser criados.
 

Apoio da CDLBH

A CDLBH apoiou a campanha do Conjunto Moderno da Pampulha à candidato à Patrimônio Cultural da Humanidade com diversas ações, entre elas a divulgação da candidatura em seus canais de comunicação, produção de adesivos para carros, distribuição de folders para os associados e em reuniões e eventos da entidade. 

 
Relembre

A visita da UNESCO à Belo Horizonte

A arquiteta venezuelana Maria Eugênia Bacci, da Unesco, esteve em Belo Horizonte em 2015 para conhecer os detalhes da candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha à Patrimônio Cultural da Humanidade. O vice-presidente da CDL/BH e presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB), Anderson Rocha, e o vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo e diretor da entidade, Leonardo Braga, foram alguns dos anfitriões da arquiteta na época.

Maria Eugênia participou de nove reuniões de trabalho, onde foi apresentada a ela todo o histórico do processo em torno da candidatura. E no dia 30 de setembro de 2015, foi a reunião de encerramento na sede da Prefeitura de Belo Horizonte para a defesa da candidatura.

Além de reuniões, a arquiteta visitou cada um dos espaços que integram o Conjunto Arquitetônico: o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a Casa Kubitschek, a Igreja São Francisco de Assis e o Iate Tênis Clube.

 

Título é proteção mundial ao Conjunto

O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela UNESCO a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. O objetivo da UNESCO não é apenas catalogar esses bens culturais valiosos, mas ajudar na sua identificação, proteção e preservação. 

 

 
Presidente CDL/BH