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Para empreender não existe receita, tem que ter paixão e determinação.

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O empresário Carlos Alberto Barcellos Tamm é sócio fundador e um dos proprietários da empresa de softwares Mastermaq. A trajetória da sua empresa foi o tema da palestra “Para empreender não existe receita, tem que ter paixão e determinação”. O tema foi apresentado na reunião quinzenal do CDL Jovem ocorrida no dia 08 de março. 
 
Beto, como é conhecido, disse que a ascensão da Mastermaq, que iniciou há 23 anos, foi devido a muito trabalho. “Nós saímos do zero, não tivemos aporte de capital. Trabalhamos muito, inclusive finais de semana. Hoje, estamos presentes em mais de duas mil cidades, com mais de 40 mil clientes”, relata. 
 
Ele também fala que esse resultado é fruto da ousadia. “É muito importante ter faro para identificar as oportunidades”. O empresário cita um exemplo quando eles ainda não tinham nenhum representante comercial. O fato ocorreu num evento no município de Sete Lagoas, eles fecharam ali mesmo, sem nenhum processo rigoroso, uma parceria com um representante. “Se não fosse assim, perderíamos a oportunidade. E devido ao resultado desse representante, resolvemos participar da Feira de Representantes do Brasil, o que nos rendeu parcerias em todo o país” explica.
 
Outro grande diferencial para o sucesso da Mastermaq foi a participação na Endeavor, instituição que apoia empreendedores com potencial de crescimento. “A Endeavor nos ajudou a desenvolver como empresários. A troca de experiências entre os empreendedores é muito rica. Depois que entramos na Endeavor, nossa empresa deu um salto de crescimento”, argumenta.
 
Barcellos cita dois pontos de atenção para a empresa que deseja ter sucesso. Um deles é o trabalho com as pessoas. “É um desafio encontrar pessoas que tenham valores iguais aos seus, aos da sua empresa, sempre mantendo-as capacitadas e atualizadas”, justifica.  O outro ponto é o relacionamento com os clientes. “Sempre criamos uma relação duradoura com nossos clientes. Nunca os enxergamos com oportunismo para ganhar dinheiro”, conclui. 
 
Bráulio Filgueiras 
Comunicação e Marketing