Panorama do turismo em BH

A CDL/BH recebeu nesta quinta-feira (26) a visita do presidente da Belotur, Mauro Werkema, durante a reunião semanal de seu Conselho Consultivo, para falar sobre o desenvolvimento da atividade turística em Belo Horizonte.

Segundo Werkema, BH possui características distintas de outras cidades turísticas brasileiras, pois não possuímos litoral e também não temos a trajetória histórica de Ouro Preto e Tiradentes, por exemplo. Para ele, nossa vocação é a economia criativa, representada pelo polo da moda, presente nos bairros Prado, Barro Preto, Lourdes e Santo Antônio, pelo polo gastronômico, em que apenas no bairro de Lourdes concentram-se mais de 160 restaurantes, e outros polos como o moveleiro, o de tecnologia da informação, e vários outros.

O presidente destaca que esses polos impulsionam a moderna cadeia turística de eventos e negócios na Capital, modalidade responsável por 27% das transferências financeiras no mundo. Com isso, 26 hotéis estão em construção na cidade e mais de 40 já foram licenciados. “BH é cada vez mais uma cidade de eventos”, afirma. A única preocupação ressaltada por ele é quanto a falta de centros de convenções na cidade.

O vice-presidente da CDL/BH, Anderson Rocha, que também é vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo, afirmou que o Conselho vem trabalhando para inserir o comércio como atrativo turístico em BH. “Temos que ser criativos, pois Belo Horizonte hoje concorre com Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, assim como São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York”, disse.

Werkema disse ainda que há um grande esforço da Belotur e Prefeitura para preparar Belo Horizonte para receber a Copa do Mundo Fifa de 2014. “Essa é uma grande oportunidade para divulgarmos nossa Capital no exterior, pois a previsão é que recebamos mais de dois mil jornalistas do mundo todo para o evento”, afirmou. Além disso, segundo o presidente, BH poderá ser palco dos jogos de futebol das Olimpíadas de 2016.