Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Otimismo das famílias aumenta em junho

Apoio ao Comércio


Mesmo com a desaceleração da economia brasileira, a expectativa do mercado com o crescimento do PIB em 1,9% em 2012 (segundo relatório Focus do banco Central) e a descrença de uma melhora no setor externo, as famílias brasileiras se mostram otimistas quanto à situação da economia.


O Índice de Expectativa das Famílias (IEF) do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) cresceu 1,5 pontos em junho, totalizando 68,5 pontos. O Índice varia de 0 a 100 (Sendo 0 o nível mais pessimista possível e 100 o nível mais otimista). O resultado de junho deste ano é 4,4 pontos superiores aos 64,1 registrados ao mesmo mês de 2011. As famílias se mostram seguras quanto a seus empregos e quanto à possibilidade de crescer no futuro. 75,5% das famílias disseram estar melhor financeiramente do que estavam em 2011.


No tocante ao consumo de bens duráveis, a pesquisa mostra que 60,2% das famílias acham que este é um bom momento para adquiri-los. A região centro-oeste é a que mostra o maior número de famílias com disposição a comprar bens duráveis, 72,3% das famílias. Já na região sudeste, 66,1% das famílias pensa que o momento é bom para a compra desses bens.