Orçamento Participativo 2015/ 2016

O vice-presidente Institucional da CDL/BH e secretário adjunto de desenvolvimento econômico municipal, Marcelo de Souza e Silva, juntamente com representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentaram a abertura do Orçamento Participativo (OP) 2015/ 2016 para solicitação de demandas para serem votadas pela participação popular. A apresentação foi realizada na reunião do Conselho Consultivo da CDL/BH desta quinta-feira, 04 de setembro, na sede da Entidade.

Segundo os representantes da PBH, ao todo 150 milhões de reais estarão disponíveis para realização de projetos indicados e votados pela população. Eles alertaram que os empresários podem participar do OP, propondo demandas para as suas regionais, mas lembraram de que cada bairro pode solicitar uma única demanda.

Entre as temáticas que podem ser escolhidas pelo setor empresarial de comércio e serviços estão exemplos como as câmeras de videomonitoramento, melhorias para a mobilidade urbana, como ciclovias, recapeamento de ruas e melhorias de calçadas.

Marcelo de Souza lembrou que está a um ano e meio na secretaria de desenvolvimento econômico e percebeu que sempre procuram a Prefeitura para reclamar de algo que não esta bom ou pedir alguma coisa, mas quase nunca colaboram apresentando algum projeto, alguma proposta. “Essa é uma grande oportunidade para todos participarem e apresentarem propostas para a melhoria da cidade”, afirmou o secretário.

Para que o empresário participe do OP regional, onde ele tem seu empreendimento, é necessário apenas que ele comprove que tem endereço naquela localidade. De hoje até o dia 23 de setembro acontecerão as aberturas regionais do orçamento participativo, com apresentação de recursos, regras do processo e distribuição dos formulários de solicitação de demandas. A data limite para entrega dos formulários de solicitação de demandas nas regionais é dia 13 de outubro.
Para mais informações sobre o Orçamento Participativo, consulte o portal da Gestão Compartilhada (gestãocompartilhada.pbh.gov.br) ou envie mensagem para o e-mail op@pbh.gov.br

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing da CDL/BH