Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Operação Natalina

Apoio ao Comércio


Representantes das Polícias Militar e Civil de Minas Gerais estiveram presentes na reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH desta quinta-feira (06), realizada na sede da Entidade, para apresentar a Operação Natalina 2012. Trata-se de um reforço no policiamento dos principais centros comerciais da Capital para garantir a segurança dos consumidores, lojistas e comerciários nas compras de Natal.




Segundo o coronel Rogério Andrade, Comandante de Policiamento da Capital (CPC), um efetivo de cerca de 900 policiais a mais estarão nas ruas de BH até 23 de janeiro, para garantir a segurança da população. Também haverá reforço no número de policiais que monitoram as 160 câmeras do Olho Vivo, instrumento importantíssimo de proteção, de acordo com Andrade, na tentativa de identificar potenciais suspeitos antes que os crimes aconteçam.




Estatísticas da PMMG mostram que nos primeiros 10 dias da operação, não há uma sazonalidade nos furtos em estabelecimento comercial durante a semana. Quanto ao horário, também não houve variações expressivas. Em relação aos roubos, houve queda de 14% em relação aos dois últimos anos.




Andrade alerta que ouve um aumento no número de prisões, mas o índice de reincidência é muito alto, graças à legislação vigente. “O sistema prisional brasileiro está fragilizado, mas nem por isso vamos deixar de efetuar as prisões necessárias”, disse.


O Coronel também enfatizou a importância do comerciante fazer a sua parte para garantir a segurança, seja denunciando pessoas suspeitas em seu estabelecimento, por meio da criação de códigos de comunicação para avisar os vizinhos de comércio quando avistarem um suspeito, e orientação de seus vendedores sobre como se comportar para evitar furtos e roubos durante a venda. “O empresário precisa de orientação técnica para melhor proteger sua loja, assim como necessita de uma consultoria de vendas ou logística. Às vezes ele instala 10 câmeras no estabelecimento, mas apenas uma é necessária”, disse.  

 


Anderson Alcântara Silva Melo, chefe do primeiro Departamento de Policia Civil de Belo Horizonte, defende que o trabalho integrado entre as polícias é fundamental e quem ganha é a sociedade. Ele disse ainda que a Polícia Civil está ativando a área de inteligência policial com novas tecnologias, para monitorarem os principais infratores de BH, afim de os mantermos presos. Ele também ressaltou que os empresários devem contribuir com a segurança da cidade. “A polícia não tem a capacidade coletiva de olhar por tudo, mas vocês têm e contamos com isso”, disse.