Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Operação de retirada dos camelôs da Região do Barreiro

Apoio ao Comércio


A questão do comércio informal sempre foi preocupação da CDL/BH. Ao desrespeitar a lei, a atividade gera grandes impactos negativos, não só para o comércio formal (responsável por 66% do PIB da cidade), mas também para toda a população impactando na economia da cidade.


O comércio informal gera transtornos como:


Obstrução das calçadas, impedindo o fluxo de pedestres;


Falta de garantia dos produtos assegurada pelo código de defesa do consumidor



Dificuldade para a troca de mercadorias defeituosas ou danificadas;


Concorrência desleal, visto que o comércio formal tem custos de impostos, taxas municipais, encargos trabalhistas, dentre outros;


Reduz a geração de empregos formais;


Não recolhe tributos, que são revertidos à população.


No Barreiro, a questão é apontada pelos lojistas como um dos principais problemas da região e é tema constante de debates promovidos no Conselho Regional Virtual, pela CDL/BH e com a participação dos lojistas.


Após reunião realizada com o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, a CDL/BH conseguiu, com o apoio dos comerciantes locais, após muitas solicitações e reuniões junto à PBH, a retirada dos Camelôs que haviam se instalado na Região do Barreiro.


A primeira ação foi o cadastramento dos ambulantes, a segunda a proibição temporária do estacionamento rotativo na Avenida Visconde de Ibituruna, junto com a retirada dos comerciantes irregulares. A ação ainda continua com a presença dos fiscais da BHTrans no local e já conta com programações futuras.