Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Oferta de crédito em expansão em outubro

Apoio ao Comércio


De acordo com dados do Banco Central, a oferta de crédito continuou se expandindo no mês de outubro, visto que o saldo dos empréstimos e financiamentos do sistema financeiro fechou o mês de outubro deste ano em R$ 2,269 trilhões, ante R$ 2,238 trilhões em setembro. Com este a aumento, o estoque de crédito no sistema financeiro nacional atingiu 51,9% do PIB em outubro de 2012 , ante 51,5% no mês anterior e  47,5% em outubro de 2011.


A taxa de juros para pessoas físicas se reduziu em 0,4 pontos percentuais de setembro para outubro, passando de 35,8% para 35,4% ao ano. É o menor nível da série histórica calculada pelo Banco Central (a série se inicia em junho de 2000). Vale ressaltar que em outubro de 2011 a taxa de juros para pessoas físicas havia se estabelecido em 47,1% a.a..


 


O spread bancário (diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada dos clientes), por sua vez, se manteve praticamente estável na comparação com o mês anterior, ficando em 27,8% a.a.; todavia, com relação à outubro de 2011, verificou-se uma significativa queda, visto que no período em questão a taxa havia se estabelecido em 36,6% a.a. 


 


A expansão da oferta de crédito e a combinação com menores taxas de juros são incentivos ao consumo que, se não calculados de maneira correta, podem contribuir para um aumento do número de inadimplentes. A inadimplência do sistema financeiro, apesar de ter apresentado crescimento ao longo de 2011, tem se mantido estável, com o patamar de 7,9% estabelecido desde julho (para as pessoas físicas).