O que é Customer Success ou Sucesso do Cliente?

Um bom relacionamento com os clientes é a base do sucesso de uma empresa. Por isso as empresas têm investido cada vez mais não apenas em entregar um bom serviço e bons produtos, mas em garantir uma experiência de qualidade, através de um bom relacionamento com os seus clientes.

Muito se diz, contudo, sobre a felicidade e a satisfação do cliente, mas você já parou para pensar o que os clientes realmente querem?

Eles não querem ser felizes ou se sentirem realizados por serem clientes, eles querem alcançar os objetivos que tinham ao adquirir seu produto ou serviço.

É aí que entra a figura do Customer Success — ou Sucesso do Cliente. Esta novidade entrou no mercado há pouco tempo para revolucionar a forma como as empresas enxergam o bom e velho relacionamento com os clientes, focando não apenas no que elas querem, mas no que mais importa: o cliente.

Customer Success tem como base o sucesso do cliente (como está no próprio nome) e isso vai muito além de um cliente que paga em dia ou sabe usar uma ferramenta.

Vale dizer que, desta forma, sucesso do cliente torna-se responsabilidade de todo mundo dentro de uma empresa, a partir do momento em que você interage com o cliente em algum nível, o sucesso deste cliente é problema seu.

Essa mudança no conceito de pós-venda transformou o mercado e, desde então, as empresas têm reinventado a forma com que tratam seus clientes depois que eles já fazem parte da sua carteira.

A importância de Customer Success para as empresas

Sabendo da atuação desse profissional você já deve ter uma ideia sobre as vantagens de ter um departamento de Sucesso do Cliente para as empresas.

Algumas das principais vantagens:

Retenção

Este é o ganho mais valioso em ter Customer Success: garantir que os clientes não apenas entrem para a sua base, mas sejam mantidos.

Isso quer dizer uma diminuição da taxa de churn (churn rate é a taxa de cancelamento ou de abandono registrada em sua base de clientes) e, consequentemente, torna o negócio mais saudável e lucrativo a médio e longo prazo.

Experiência do cliente

Além de garantir que o cliente permaneça, o profissional de Customer Success contribui para que os seus clientes tenham uma experiência bem mais satisfatória enquanto seus clientes. Isto porque como premissa deste trabalho está a proximidade com o cliente, o acompanhamento de perto, a garantia de resultados – e isso é o que todo cliente quer para ficar satisfeito.

Cliente satisfeito é a melhor propaganda

A importância de um atendimento acima da média para que o cliente não apenas fique satisfeito, mas torne-se um “advogado” da sua marca,  defensor e alguém que indica e te ajuda a trazer novos clientes para a sua base de clientes.

Identificar (e converter) oportunidades

A área de Customer Success é também uma fonte de receita para as empresas, pois identifica oportunidades, por exemplo por novos serviços ou produtos a partir de demandas dos atuais clientes.O feedback do cliente é a melhor fonte de inspiração para novos produtos ou serviços, ou mesmo melhorias. O Customer Success é a melhor fonte de feedbacks dos clientes.

Fonte:  Rock Content