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O menor número de lojas e o uso de novas tecnologias no varejo

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O avanço da tecnologia nos processos de compra e a consolidação do "omnichannel" permitirá que consumidores utilizem de forma simultânea canais físicos e virtuais para consumir.


Com a diminuição das lojas de rua e o surgimento de espaços de vendas maiores com o objetivo principal de serem grandes catalisadores para fortalecimento e marketing das marcas e de forma secundária ser canal de vendas, faz com que o surgimento dessas novas tecnologias faça esse papel de aproximar o lojista do seu consumidor. Segundo, João Dionísio, professor da Porto Business School “as lojas vão se firmar como grandes espaços sensoriais, onde o cliente vai para tocar, para sentir um produto".


O "omnichannel" é uma ferramenta que possibilitará uma maior proximidade entre os empresários, lojistas, e os consumidores, pois o mesmo conhecerá melhor, ou seja, terá mais informações, sobre o seu consumidor e possibilitando assim ser mais eficiente na venda. Por outro lado o consumidor vai ter mais conforto, rapidez no processo de compra. Um exemplo disso é que o consumidor pode em alguns casos fazer uma lista de produtos, pesquisar os preços e saber se determinada empresa tem o produto em estoque ou não e se seu preço é competitivo em relação aos outros fornecedores. Isso possibilitará o empresário saber se a compra não foi efetuada pela falta de estoque de determinado produto, ou pelo preço, entre outras informações.


Um estudo apresentado pelo professor Daniel Corsten, da IE Business School de Madri, conduzido na Europa, mostrou que 31% dos clientes de lojas físicas que não encontram os seus produtos em estoque migram para a concorrência.


Fonte: Setor de Economia e pesquisa da CDL/BH e Folha de São Paulo