O Legado da Missão Técnica à China e Turquia

O presidente da Câmara Setorial de Livrarias e Papelarias, Adriano Boscatte, juntamente com alguns empresários participantes da Missão Técnica à China e Turquia, expuseram para os convidados e demais presentes na reunião mensal do grupo a importância da missão para seus negócios.

A troca de conhecimento foi realizada durante a última reunião realizada na sede da CDL/BH, na terça-feira, 21 de outubro.
Boscatte relatou que um dos fatos que mais chamou sua atenção na China foi o fechamento de todas as oito lojas físicas da maior rede de papelarias do mundo, chamada Staples, na cidade de Xangai.

“Em visita técnica à rede, o presidente da empresa relatou que as lojas físicas atualmente representavam apenas 2% do faturamento, enquanto as vendas virtuais, 98%. Isso mostra uma tendência e serve de exemplo para revermos nossos conceitos”, explica.

Outra mudança de cenário percebida por eles na missão é a tendência de prestação de serviços ao invés da compra do produto somente. Segundo Boscatte, as empresas não querem comprar, por exemplo, um cartucho de impressora, mas já necessitam que o serviço já seja realizado.

Assim também, ficou claro para os participantes da missão que a tendência do segmento de Papelarias serão lojas cada vez mais diversificadas, estilo a rede Leitura, com livros e produtos variados e a sessão de papelarias numa parte somente da loja.

Durante a missão, o grupo de empresários participou da Feira China Paper e a Feira Paper World China, além de visitas técnicas na Turquia. A Missão foi promovida pela CDL/BH, com apoio do Sebrae-MG e organizada pela empresa Baumann Travel.

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing