Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O consumo gera impactos

Apoio ao Comércio


Cada ato de consumo provoca muitos impactos, nem sempre positivos, e quase nunca pensamos nisso. O consumo não consciente, aquele onde se compra por comprar, pode prejudicar a vida no planeta (hoje, já se consomem 50% a mais de recursos naturais renováveis do que a Terra consegue repor), a comunidade (muitas pessoas sofrem pela falta de alimentos, enquanto há um enorme desperdício no mundo todo) e sua saúde financeira (o descontrole nos gastos, quando consumimos sem pensar acaba trazendo muitos problemas para as pessoas).


Veja o que você pode fazer para adotar uma postura de consumo consciente e garantir uma vida financeira saudável:


– Ser consciente não implica parar de comprar, implica saber consumir, saber que o consumo gera impactos e saber fazer escolhas.


– É preciso fazer um planejamento da vida financeira e resistir às tentações de comprar. Esse planejamento envolve a definição do que é importante em cada momento da vida, a definição de objetivos para você e sua família e a organização das suas contas.


– O uso consciente do dinheiro também envolve a decisão de fazer uma poupança, guardar dinheiro e pensar no futuro.


– Resista sempre ao consumo por impulso, fuja da tentação de comprar sem necessidade; pode ser muito perigoso para sua vida financeira.


Quer um exemplo? Certamente, você conhece alguém que não resistiu a uma promoção “tentadora” de um produto qualquer – uma passadeira a vapor, por exemplo. Sua amiga não pensou e logo comprou o produto. Resultado: a passadeira ficou entulhada na área de serviço, e para não perder tudo o que gastou, sua amiga acabou vendendo a passadeira, três meses depois, pela metade do preço.


– Nunca considere crédito – seja através de cartão de crédito, cartões de loja, financiamentos bancários, cheque especial – como renda extra. Este dinheiro não é seu e você vai ter que pagar por ele, então somente utilize este tipo de crédito para resolver imprevistos ou para uma grande oportunidade, como a compra da casa própria.


– É importante buscar sempre um equilíbrio entre os seus desejos e o que você pode gastar. Se, naquele momento, não é possível comprar uma TV nova, adie a compra e aguarde a oportunidade certa.


Fonte: Meu Bolso Felizhttp://meubolsofeliz.com.br/