Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

O cenário econômico brasileiro e mundial e seus impactos no varejo.

Apoio ao Comércio

A CDL/BH recebeu o empresário e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, Wilson Brumer, para a palestra, que explanou sobre O cenário econômico brasileiro e mundial e seus impactos no Varejo. O evento foi realizado na sede da Entidade nesta quinta-feira, 31 de outubro e contou com a presença de empresários de diversos segmentos.
 
Brumer chamou atenção para diversos pontos do cenário econômico brasileiro, como o processo de desindustrialização brasileira. “O Brasil hoje está perdendo velozmente sua capacidade de produção. Se a indústria não está gerando bons empregos, isso uma hora irá chegar ao varejo também.”, expos.
 
Um dos enfoques abordados por Brumer foi à falta de ações planejadas dos órgãos governamentais, o que atrapalha o desenvolvimento do país. “As ações são pontuais e buscam corrigir um problema específico. Falta uma visão sistémica que traga mudanças profundas,” explicou Brumer.
 
Segundo o empresário, o ambiente de negócios precisa superar entraves importantes, um deles é a burocracia. “No Japão, um mês depois do maremoto, a rodovia que tinha sido destruída estava pronta novamente, aqui em Caeté (região metropolitana de Belo Horizonte), quando a ponta na BR-381 caiu, foram dois meses só para o licenciamento”, pontuou. 
 
Outros pontos foram abordados pelo palestrante, como a necessidade de investimento maciço em educação. “Existe um distanciamento entre a escola e o mercado” e custos em geral, como o de energia elétrica. “O Brasil é um país muito caro ainda em energia elétrica, não existe chance de a matriz energética ser apenas hidrelétrica”, enfatizou.
 
Esses e demais entraves se transformam em números que depõem contra o país. O Estado brasileiro ocupa atualmente a 48ª posição em termos de competividade, muito atrás de países desenvolvidos como Estados Unidos, 7º lugar no ranking, e países vizinhos, como o Chile, 33ª colocação. Em inovação tecnológica, o país fica na 24ª posição, ao contrário da China, que atualmente passou a ocupar 10º lugar.
 
Para Brumer, um dos motivos da dificuldade de crescimento do país é a falta de investimento. “O Brasil investe pouca parte do seu PIB (Produto Interno Bruto) para investimento, somente 19%. Enquanto isso, a China reversa 45% do PIB para investir”, explanou.
 
Wilson Brumer também destacou o cenário do varejo brasileiro. Segundo ele, a inadimplência, que subiu e desceu nos últimos anos, agora parece dar sinais de estabilização. Uma vantagem que ele aponta para o setor é a distribuição de renda, que melhorou muito nos últimos anos. Outro ponto é que, com o nível de endividamento da população, setores do varejo que estavam super valorizados, como móveis e eletrodomésticos, agora devem dar lugar a outros de menor valor agregado, como moda e vestuário
 
Ele também chamou a atenção dos lojistas quanto ao “ânimo do consumidor para as compras on-line, as lojas físicas terão que fazer uma reflexão sobre o assunto”. 
 
Ao final da palestra, Wilson Brumer deixou algumas mensagens importantes para todos os presentes. Uma delas é a necessidade de ação dos empresários. “Tudo é culpa do governo, temos que começar a fazer nossa parte, nós como empresas, temos que agir, fazer a gestão, praticar a sustentabilidade, que não é só meio ambiente, mas que busca o lucro, treina seus empregados, busca evolução tecnológica”, expos.
 
Ele também deixou um alerta, que na opinião dele, todos devemos lutar para alcançá-la. “Ou o Brasil pratica reformas sérias, ou continuaremos patinando. Não falta diagnóstico no Brasil, falta ação”, finalizou a palestra.
 
Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH