Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Novo Supersimples na pauta

Apoio ao Comércio

O novo Supersimples e as eleições 2014 foram os principais assuntos em pauta da reunião quinzenal do CDL Jovem, realizada nesta quinta-feira, 03 de setembro. Os temas foram abordados pelo consultor contábil, Antônio Carlos Maciel, e o vereador, Marcelo Aro, respectivamente.
 
Maciel explicou como funcionará o novo Supersimples, sancionado pela presidenta, Dilma Rousseff, no dia 07 de agosto, que tipo de empresas pode aderi-lo, suas alíquotas, bem como vantagens e desvantagens desse regime tributário.  De acordo com o consultor, a Lei tramitava no Congresso Nacional desde 2010, passando por vários ajustes por meio de Leis complementares, até ser votada agora, em caráter eleitoreiro. 
 
 Um fator benéfico do Supersimples, segundo o consultor, é que ele desobriga as empresas de entregarem uma série de obrigações acessórias. Mas, também traz preocupações: caso a empresa feche as portas com dívidas, elas são transferidas para o CPF do sócio imediatamente. Outro ponto é que se a empresa deixar de pagar o Simples por três meses, ela é automaticamente enquadrada em outro regime tributário, sem poder retornar ao Simples. 
 
Maciel alerta que o Simples não é tão simples assim, por isso é fundamental a empresa estar alinhada com um bom contador, e fazer as contas na ponta do lápis para saber se o regime será benéfico ou não. 
 
Eleições
 
Os cerca de 50 empresários presentes na reunião ainda puderam conferir as propostas do vereador Marcelo Aro, que é candidato a deputado federal. Aro afirmou que, se eleito, pretende se empenhar em projetos que versam sobre segurança e reforma do sistema prisional, desburocratização do Estado, cursos técnicos profissionalizantes e mudança do Pacto Federativo, que disponibiliza apenas 5% dos recursos aos munícios.
 
 
Dálcia de Oliveira
Comunicação e Marketing da CDL/BH