Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Novas alíquotas para IPI de móveis e linha branca

Apoio ao Comércio


 


O governo federal anunciou nesta sexta-feira, 27 de setembro, o reajuste das alíquotas de IPI para móveis e itens da linha branca. Ainda segundo o governo, as taxas não retornaram ao valor original para que não se perca o bom momento que a indústria está passando. A única taxa que retornou para o patamar original foi a de fogões, que passou de 3% para 4%.


 


Para máquinas de lavar, a taxa se manterá em 10% até o fim de dezembro (o valor original é 20%). As geladeiras estavam com alíquota em 8,5% e passaram para 10% também (valor original de 15%). Tanquinhos tinham taxa de 4,5% e passaram pra 5% até o final do ano (valor original de 10%). Para móveis e painéis de madeira, as taxas foram para 3,5% até o fim do ano.


 


Segundo o Ministério da Fazenda, os novos reajustes para 2014 serão discutidos posteriormente. Assim, o governo deixa em aberto a possibilidade da não elevação da taxa no ano que vem, dependendo do andamento da produção industrial e das vendas do comércio.


 


Estes aumentos fatiados anunciados vêm em bom momento, injetando ânimo na indústria e no comércio para os dois últimos trimestres do ano.