Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Nota da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – Não é culpa do comércio

Apoio ao Comércio
Tendo em vista as inúmeras tentativas de colocar a culpa no comércio o aumento de casos de Covid 19 em Belo Horizonte, fato que, segundo os especialistas, já estava previsto para acontecer este mês, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte informa que o Número Médio de Transmissão por Infectado, que é um dos indicadores definidos pela prefeitura para avaliar o processo de flexibilização, estava em 1,09 no dia 22 de maio passado. Portanto, antes da primeira fase da reabertura do comércio. Este índice é altamente impactado pela aglomeração de pessoas.
Na sexta-feira passada, 26 de junho, dia em que a prefeitura decidiu pelo retrocesso no processo de flexibilização, este índice permanecia em 1,09, ou seja, não sofreu nenhuma alteração. Esta é a prova cabal de que a reabertura do comercio não foi a responsável pelo aumento do número de casos.
Por outro lado, caso a prefeitura de Belo Horizonte tivesse aberto os novos leitos prometidos no dia 29 de maio – somente lembrando, o Secretário de Saúde afirmou que já estava pactuado com os hospitais a ampliação dos leitos de UTI de 220 para 729 e os leitos de enfermaria de 647 para 1752 – na sexta-feira, 26 de junho, teríamos 34,5% de ocupação nos leitos de UTI, em vez de 85%. E 30% nos de enfermaria, em vez dos 69% registrados na sexta-feira.
Por último, a CDL/BH esclarece que, apesar de discordar profundamente da decisão tomada pelo prefeito de fechar o comércio novamente, não há qualquer orientação da entidade para que seus associados desrespeitem o decreto que definiu o novo fechamento. A CDL/BH lamenta que a falta de sensibilidade da prefeitura com relação ao comércio e a completa ausência de diálogo com o setor tenham levado à esta situação.