Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Mudança de trânsito no bairro Ouro Preto afeta comércio

Apoio ao Comércio

 

A reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH recebeu na quinta-feira, 17 de outubro, comerciantes do bairro Ouro Preto para falarem a respeito da mudança de trânsito ocorrida no local que vem impactando o comércio da região.

Danilo Leite Correa, proprietário da loja DUE Calçados, que fica na rua Monteiro Lobato, uma das principais vias de comércio do bairro Ouro Preto, explicou que depois das alterações do trânsito, as vendas caíram e prejudicaram o comércio.   De acordo com o comerciante, a BHTrans alterou a rua Monteiro Lobato, que era de mão dupla para mão única, com sentido bairro/ centro.

“O comércio não funciona dessa forma, nós sabemos que os clientes compram quando estão voltando do trabalho”, alerta Correa. Segundo ele, esse sentido da via afetou as vendas das lojas. “O percentual de faturamento das lojas, desde a mudança, caiu absurdamente, muitas lojas já estão ameaçando fechar as portas e a BHTrans continua irredutível”, desabafou Correa.

O lojista disse que houve várias tentativas de conversas com o órgão, mas sem solução. Então, o empresário e os demais comerciantes da região decidiram solicitar ajuda da CDL/BH para intervir junto a BHTrans. “Nós pedimos que pelo menos possa ser feita a inversão de trânsito na rua Monteiro Lobato, para que as pessoas passem por lá a noite e possam comprar”, argumentou.

Segundo Correa, essa alteração mudaria pouco a estrutura já construída, como semáforos e demais sinalizações e traria grandes benefícios para o comércio local.  Outras vantagens que ele aponta são a facilidade para o patrulhamento da rua e aumento do fluxo de pessoas, o que acarretaria em mais segurança.

“A rua passou a ter um trânsito intenso de sete às nove horas da manhã. Depois disso, ela fica parada o restante do dia”, expos Correa. Devido a essas situações, Correa expos que “somente nos últimos 60 dias houve 19 assaltos à mão armada e uma tentativa de estupro”.

Ele também argumentou que o trânsito piorou na região como um todo. A rua Mantena, que também se tornou mão única, sentido centro/ bairro, agora enfrenta trânsito congestionado na volta para casa. Além disso, muitas ruas residenciais estão com tráfego intenso, dificultando a vida dos moradores locais.

O vice-presidente de Comunicação da CDL/BH, Marcos Innecco, propôs que a Entidade faça uma ação conjunta com os comerciantes locais para solicitar a BHTrans a inversão de sentido da rua Monteiro Lobato. “A questão de mobilidade e segurança para o comércio é fundamental. O acesso dos clientes as nossas lojas se não houve é como um tiro certeiro”, concluiu.

A BHTrans informou que as alterações no trânsito foram feitas após diversas audiências realizadas com a comunidade e aprovadas pela mesma.

Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH