Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Movimento Outubro Rosa

Apoio ao Comércio


A partir de hoje, 1º de Outubro, quem passar pela Av. João Pinheiro à noite, vai se deparar com o prédio da CDL/BH na cor rosa, e ao chegar na Praça da Liberdade a cor também estará presente. É que começam nesta quinta-feira, em várias partes do mundo, as ações do Movimento Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar as pessoas sobre o tipo de câncer que mais mata as mulheres, o câncer de mama, bem como conscientizá-las sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. 


 


Em Belo Horizonte, vários pontos turísticos terão este mês iluminação especial para a campanha. A cor rosa invadirá os principais pontos turísticos da Capital, como a Praça e o Palácio da Liberdade, o Pirulito da Praça Sete e a Praça da Estação, e também a Cidade Administrativa. E este ano, a CDL/BH também fará parte da campanha. Além disso, por todo o estado, prédios públicos e privados também exibirão o rosa, alertando a população sobre a importância sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença.


 


A campanha em Minas


 


A Outubro Rosa 2015 foi lançado oficialmente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) nesta quarta-feira (30). A campanha convoca mulheres de 40 a 69 anos a fazerem a mamografia de rastreamento.  A Secretaria pretende conscientizar as mulheres nessa faixa etária a não deixar o exame para depois. As ações se estendem por todo o estado e tem como diferencial mostrar à mulher contemporânea um futuro saudável e promissor.


 


Origem da Campanha


 


O Movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, quando foram distribuídos pela primeira vez laços rosas para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. 


 


Anos depois, outras regiões dos Estados Unidos começaram a promover ações neste sentido, e outubro tornou-se o mês oficial para promoção de ações de diagnóstico e prevenção da doença no país, e o Movimento se espalhou pelo mundo.


 


 


Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/