Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Movimento BH Novos Tempos realiza encontro com candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte

Apoio ao Comércio

O Movimento “BH Novos Tempos” realizou nesta sexta-feira, 23 de setembro, na sede da CDL/BH, encontro com candidatos à prefeito por Belo Horizonte ou representantes enviados por eles.

Cada candidato expôs durante quinze minutos suas ideias para a nova administração municipal, caso vençam as eleições de outubro. Além disso, eles tiveram mais cinco minutos para se posicionarem sobre as 52 propostas que foram encaminhadas pelo Movimento a cada um deles. Foram convidados os candidatos melhor posicionados na pesquisa do Ibope divulgada no dia 14/09. A ordem da apresentação obedeceu a posição na pesquisa e está assim definida:

  • Ronaldo Gontijo (Vice da chapa João Leite)
  • Paulo Lamac (Vice da chapa Alexandre Kalil)
  • Délio Malheiros
  • Felipe Teixeira (Vice da chapa Luis Tibé)
  • Rodrigo Pacheco

 

BH Novos Tempos

Formado por 45 entidades dos diversos setores econômicos de Belo Horizonte, o Movimento “BH Novos Tempos” tem como objetivo oferecer e acompanhar a implementação de sugestões para o crescimento da capital mineira.

O documento entregue aos candidatos contém propostas que abrangem os temas: administração, assistência social, desenvolvimento urbano, economia, educação, integração metropolitana, meio ambiente, mobilidade, saúde, tecnologia, turismo, cultura e convenções.

 

Confira abaixo um resumo da apresentação de cada candidato.

 

Ronaldo Gontijo

Gontijo falou que o plano de governo abrange o eixo Cidade Cuidadora, que visa tentar humanizar a cidade investindo nas pessoas, por meio da educação e saúde. Ele citou a importância do programa Escola em Tempo Integral e comentou, que escreveu um artigo intitulado “Adiando a Bomba”, que faz crítica à Escola Plural.

Uma das necessidades que o município carece é de investimento em saúde, ao invés de gastar tanto com a doença.

Um dos compromissos do candidato João Leite é criar o Fórum Estratégico das Entidades. Frisa a importância do diálogo e de se ter fóruns formados com pessoas de notório saber, divididos por temas como saúde, educação, comércio e indústria.

Por final, ele diz que grande parte das propostas entregues pelo BH Novos Tempos são importantes e algumas já estão comtempladas em suas propostas, e que o documento servirá de norte.

 

Paulo Lamac

Paulo Lamac parabenizou o Movimento BH Novos Tempos pela iniciativa e pelas propostas consistentes.

Ele disse que Kalil nunca foi político, ele é um empresário comum, por tanto, sem vícios da atividade política. Acredita que esse é o grande diferencial do candidato e que campanha é de negação a um modelo de política já superado.

Ele ainda falou que o eixo básico da campanha é reconhecer a complexidade do momento econômico e garantir o funcionamento das políticas públicas antes de começar obras novas, reconhecer o que é positivo e aperfeiçoar os pontos negativos.

Para o candidato, é preciso avançar nas políticas públicas e no desenvolvimento econômico, mas hoje a economia de Belo Horizonte não cresce e tem pouca produção local. Ele ressalta ainda a importância da implantação do CODEM (Conselho de Desenvolvimento), formado pela sociedade civil e de caráter deliberativo, para a criação de um planejamento de longo prazo para a cidade, baseado na experiência de Maringá.

A necessidade de recuperar o Polo da Moda, a integração efetiva do turismo de negócios e o desenvolvimento do polo tecnológico de Belo Horizonte, para que isso aconteça não é necessário atrair empresas e sim manter as que estão instaladas na cidade.

Disse que a questão dos espaços urbanos e da segurança está interligada. Não adianta só instalar lâmpadas novas de LED para resolver o problema de iluminação pública.

Por final, ele fala que é a favor da exploração de banheiros públicos por empresas privadas, da construção de estacionamento subterrâneo e de inibir ambulantes na Praça Sete.

 

Délio Malheiros

Malheiros disse que o foco de seu programa de governo será a educação, não há como evoluir sem investimento em educação. Ele fez elogios ao projeto das UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil) e diz que pretende acrescentar mais 72 unidades e levar o conceito de escola integrada a essas unidades.

Sobre mobilidade urbana, ele cita a implantação do MOVE na cidade e diz que pretende ampliar esse sistema de transporte para a Avenida Amazonas e criar faixas exclusivas, na Avenida Portugal, para as linhas alimentadoras.

Segundo o candidato, nunca se teve tanto investimento em saúde e assim pretende continuar se eleito. Cita o moderno Hospital do Barreiro e fala da intenção de construir 77 novos centros de saúde e 4 novas UPAs no bairro Califórnia e nas regiões da Pampulha, Norte e Nordeste.

Sobre segurança pública, ele falou que pretende instalar mais 1600 câmeras de monitoramento que serão conectadas ao Centro de Operações da Prefeitura e qualificação da Guarda Municipal. A substituição das lâmpadas comuns por LED são suficientes para uma iluminação pública mais eficaz, devido ao menor consumo e durabilidade.

Malheiros falou sobre a construção do Centro Administrativo da Prefeitura de Belo Horizonte no local onde hoje funciona a Rodoviária ainda sem data definida para acontecer.

Outro ponto citado é transformar Belo Horizonte em um polo turístico forte, investindo na internacionalização de BH. Malheiros comentou que, enquanto secretário municipal, esteve em mais de 20 países do mundo, apresentando o que a cidade tem feito. Ele falou ainda sobre a construção de um Centro de Convenções na Avenida Cristiano Machado.

Se eleito, o candidato disse que irá primar pela parceria com a sociedade e respeito ao orçamento. Ele frisou que não será tolerado conflito entre os que pagam tributos e os que invadem espaços, como os camelôs e flanelinhas.

Sobre os engenhos de publicidade, diz que é preciso dialogar e ver como isso pode ser alinhado. Apoia a exploração de banheiros públicos por empresas privadas e disse que pretende revitalizar o Centro, ampliar ciclovias na cidade e adotar, cada vez mais, as ruas de lazer.

Fala em rever a Declaração Eletrônica de Serviços (DES) [ou Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação – DESTDA] visando diminuir a burocracia dos compromissos tributários.

Assim também falou sobre a instalação de placas bilíngue para tornar a cidade mais acolhedora para os turistas e revitalizar o Conselho de Desenvolvimento Econômico.

 

Felipe Teixeira

Teixeira disse que concorda com a exploração de banheiros públicos por empresas privadas. Ele ainda falou em dar condições para o Uber e os Taxis competirem de forma justa e saudável.

O candidato expôs sobre a criação da Agência Municipal de Fomento, que visa desburocratização e incentivos à empreendedores e Startups. Assim também, a criação da Secretaria de Vilas e Favelas para atender a população dessas localidades.

Ele ainda falou sobre a possibilidade de criação do Disque Saúde, uma central de atendimento, que indicará o melhor local para deslocar com o acidentado, visando agilidade. Além da ampliação do Olho Vivo e efetiva integração do programa ao Centro de Monitoramento.

 

Rodrigo Pacheco

Rodrigo Pacheco iniciou relatando que é contrário à imposição de ônus ao setor produtivo. Já sobre a saúde, disse que os equipamentos atuais são suficientes, porém não funcionam em sua plenitude.

Quanto a educação, ele reconhece os avanços da educação infantil, com as UMEIs e diz que pretende continuar o programa com a construção de 70 novas unidades.

Pacheco ainda falou que pretende continuar com a política do MOVE, integrando com os demais ônibus, além de estimular o ciclismo como meio de transporte, não só de lazer. Ele falou que, com a parceria do Governo Federal, é possível a construção do metrô sobre trilhos, ligando o Barreiro ao Calafate e a Pampulha à Savassi.

Assim também, o candidato falou sobre a importância da criação de empregos, pois o alto desemprego afeta o desenvolvimento econômico e a urgência de uma prefeitura menos desburocratizada na concessão de alvarás e licenças para empreender.

Outro ponto abordado por Pacheco é necessidade de uma fiscalização mais pedagógica e menos punitiva e a importância de uma política transparente de tributos e diálogo com os setores da sociedade.

Ele falou ainda em criar arranjos produtivos e fomento ao turismo. É possível trabalhar com o turismo na região da Savassi, turismo religioso e de negócios. Pacheco citou a necessidade da construção de espaços para abrigar grandes eventos na cidade. Assim também, falou que é preciso colocar BH no protagonismo nacional com investimentos do Governo Federal.

O candidato disse que Belo Horizonte deve ter um ambiente seguro, para isso, é importante a integração da Guarda Municipal com outras polícias no Centro de Operações. Ainda sobre segurança pública, ele disse que sua intenção é implementar em BH uma solução inteligente que deu certo em Medellín, na Colômbia. E por último falou sobre a importância de ter um diálogo constante entre prefeitura e CDL/BH.