Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Minas Gerais tem retração no comércio de -9,5%

Apoio ao Comércio

Minas Gerais apresentou, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, retração de -9,5% no comércio varejista ampliado, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. O comércio varejista ampliado inclui, além dos setores convencionais, os de material de construção de automóveis.


 


Esta foi a primeira queda no ano, já que em janeiro o crescimento foi de 2,4% e em fevereiro foi de 2,5%, na mesma base de comparação. Os sub-itens que mais impactaram na queda foram “Veículos, motocicletas, partes e peças”, apresentando baixa de -22,9%;  “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação”, que reduziu -19,9%; “Móveis”, com retração de -12,7% e “Livros, jornais, revista e Papelaria”, com decréscimo de -9,6%


 


O acumulado do ano fechou em -1,7%, fortemente influenciado pelo valor de março. Até fevereiro, o acumulado do ano estava em +2,4%. O acumulado de 12 meses (entre abril/13 e março/14), fechou também em queda de -1,0%.


 


O mau momento do setor automotivo tem influenciado diretamente o comércio mineiro, visto que as montadoras estão tendo dificuldades em liberar seus pátios e seus estoques tem crescido. Muitas já adotaram férias coletivas para seus funcionários e outras já recorrem a programas de demissão voluntária. 


 


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia insinuado que o governo federal poderia dar algum tipo de incentivo para melhorar as vendas, mas até então não houve nenhuma informação concreta.