Minas Franquia

A CDL/BH recebeu nesta quinta-feira, 14 de junho, durante a reunião semanal de seu Conselho Consultivo, as consultoras do Sebrae-MG, Kênia Cardoso e Márcia Machado, para apresentarem o projeto Minas Franquia, e o diretor da Associação Brasileira de Franquias (ABF), Seção Minas Gerais, Aristides Luciano de Azevedo Newton.

Com iniciativa do Sebrae/ MG, o projeto tem por finalidade fomentar o sistema de Franchising na sociedade mineira e estruturar empresas com potenciais de crescimento para que possam se tornar franqueadoras, propiciando às micro e pequenas empresas a oportunidade de expansão.

Podem participar do projeto micro e pequenas empresas sediadas no estado de Minas Gerais com no mínimo 2 anos, com registro da marca no INPI e que estejam em dia com as obrigações fiscais e parafiscais. A meta do Sebrae-MG é aumentar o número de franqueadores mineiros de 2% para 10% até 2013.

A ABF apóia o Sebrae-MG no projeto. “Temos uma aliança com o Sebrae, participamos de todo o processo de incubação de empresas, e em  Minas temos tido muito êxito com esse projeto”, disse Aristides, e completou: “Minas, com o grande número de shoppings que estão sendo implantados, com os centros comerciais e nossa extensão territorial, é um pólo importante no Brasil para o franchising, por isso esperamos um crescimento acima de 14% no número de franquias em Minas”, afirmou.

O vice-presidente da CDL/BH, Davidson Cardoso, fez um relato sobre como foi participar do projeto no ano passado. Ele afirmou ter sido uma ótima oportunidade, pois o custo foi bem mais baixo do que teria que desembolsar se tivesse elaborado o projeto sozinho. “O que eu gostaria de ressaltar é que temos que dar a devida assessoria ao franqueado para que o negócio evolua e temos que ser bem seletivos na escolha do franqueado, pois a empresa leva a nossa marca”, disse.