Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Mercado reduz previsão do PIB

Apoio ao Comércio

O mercado reduziu pela segunda semana consecutiva a expectativa do PIB para este ano, de acordo com o Banco Central. Esta redução é explicada pelas revisões das expectativas deste ano, após a divulgação do Produto Interno Bruto do primeiro trimestre deste ano, que apresentou crescimento de 0,2% na comparação com o ultimo trimestre do ano passado.


 


O PIB, divulgado pelo IBGE, apresentou crescimento de 3,6% na agropecuária, 0,4% nos serviços e -0,8% na indústria. Pelo lado da demanda, apresentou queda no investimento (FBCF) de -2,1%, -0,1% no consumo das famílias e crescimento somente no consumo do governo, de 0,7%.


 


Com a agropecuária puxando o crescimento e a indústria retraindo neste trimestre, os analistas de mercado passaram a prever um crescimento mais tímido da economia. Assim, a previsão que estava em 1,69% antes da divulgação do resultado caiu para 1,5% na semana seguinte e 1,44% na ultima semana, queda de 0,25 pontos percentuais.


 


Outro dado que apresentou queda foi a produção industrial, que estava em 1,24% antes do PIB e já caiu para 0,98% na ultima análise. A queda da estimativa para o ano da produção industrial se dá pela redução da produção no primeiro trimestre e da queda nos investimentos (FBCF). Por ser um ano eleitoral, es empresários preferem esperar para ver qual será o resultado do pleito para poder planejar seus investimentos.


 


O relatório Focus, do Banco Central, é divulgado semanalmente e usa as expectativas de mais de 100 instituições financeiras para mensurar a visão do mercado sobre a economia.