Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Mercado espera crescimento abaixo de 2% para o PIB em 2012

Apoio ao Comércio


A expectativa do mercado para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro publicadas no Relatório Focus do Banco Central vem sofrendo reduções constantes. Segundo o relatório dessa semana a expectativa é de que o PIB cresça 1,9%. No final de 2011, a expectativa era de um crescimento de 3,5%.


Um dos fatores que corroboram para essa previsão é a crise pela qual passam os países europeus, somada ao baixo desempenho da economia brasileira no primeiro semestre. Também há o fato de as medidas de incentivo ao consumo interno do governo, como as reduções do IPI e do IOF, parecerem ter perdido a capacidade de impulsionar a economia com a mesma magnitude que víamos no passado, principalmente pelo consumidor que se mostra cauteloso, dado o endividamento das famílias e o risco que elas correm ao se tornarem inadimplentes caso adquiram mais crédito.


Outro fator que colabora para a redução da expectativa de crescimento econômico é a produção industrial. Há quatro semanas a previsão era de um crescimento de 0,50% , hoje a previsão é de uma redução de -0,04% na produção industrial em 2012.


Por outro lado, espera-se um desempenho melhor da economia brasileira no segundo semestre, quando veremos os efeitos das políticas de incentivo à indústria anunciadas pelo governo, principalmente as medidas do chamado Plano Brasil Maior. O incentivo contará com desonerações na folha de pagamento para 15 setores; com um aporte de R$45 bilhões para o BNDES, para aumentar o credito de longo prazo e incentivar investimentos, e com o corte de impostos como PIS, COFINS e IPI.