Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Mercado baixa estimativa de inflação para 2018 e vê PIB maior

Apoio ao Comércio


Os analistas das instituições financeiras reduziram a previsão para a inflação para este ano, ao mesmo tempo em que elevaram a estimativa média para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018. As previsões estão no relatório de mercado, também conhecido como “Focus”, feito com base em pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras. Para a inflação de 2018, a previsão do mercado recuou de 3,63% para 3,57%. Foi a oitava queda seguida do indicador.


A expectativa dos analistas continua abaixo da meta central de 4,5% para a inflação, que deve ser perseguida pelo Banco Central neste ano, mas dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema, que considera que a meta terá sido cumprida pelo Banco Central se o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficar entre 3% e 6%. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Para 2019, o mercado financeiro reduziu sua expectativa de inflação em 4,20% para 4,10%. A estimativa do mercado está em linha com a meta central do próximo ano e também dentro da banda do sistema de metas (entre 2,75% e 5,75%).


Produto Interno Bruto


 Para a expansão do PIB de 2018, os economistas dos bancos subiram de 2,83% para 2,89% a estimativa de crescimento. Para o ano que vem, a expectativa do mercado para expansão da economia continua em 3%. O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Em 2016, o PIB teve uma retração de 3,5%. Em 2017, cresceu 1% e encerrou a recessão no país.


Taxa básica de juros


 Os analistas do mercado também mantiveram a previsão para a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 6,5% ao ano para o final de 2018. Atualmente, a taxa já está nesse nível. A expectativa do mercado, porém, tende a cair nas próximas semanas, uma vez que o Banco Central indicou na semana passada que pode continuar reduzindo a taxa básica de juros nos próximos meses. Para o fim de 2019, a estimativa do mercado financeiro para os juros básicos da economia continuou em 8% ao ano. Deste modo, os analistas seguem estimando alta dos juros no ano que vem.


Fonte: G1