Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Medidas econômicas anunciadas pelo governo federal têm como objetivo mitigar os efeitos do Coronavírus no ambiente interno

Apoio ao Comércio

A pandemia tem impactado negativamente a economia mundial, com fechamento de fronteiras, com produção industrial interrompida e com cadeias de suprimentos sendo afetadas. Há uma piora na percepção de risco, o que afeta os investimentos, levando as empresas a apresentarem fraco desempenho.


 


As medidas econômicas anunciadas pelo governo federal têm como objetivo mitigar os efeitos do Coronavírus no ambiente interno, em um período em que a economia mundial apresenta desaceleração e a interna baixo crescimento.




No entanto, se estas medidas não forem associadas às reformas estruturais – criando um ambiente de negócio saudável e seguro para atração de investimentos diretos -, com sustentabilidade fiscal do país, essas ações de incentivo econômico de curto prazo podem ser insuficientes para alavancar a economia.



Torna-se necessário também um possível aumento do gasto público para destinar mais recursos à saúde, podendo o governo alterar o teto de gastos, mecanismo que limita o crescimento das suas despesas.


 


O setor de comércio e serviços de BH, responsável por 72% do PIB da capital, com esta pandemia, está perdendo por dia de vendas, em média, um valor de 20,5 milhões de reais. A expectativa é que o governo consiga acelerar a aprovação das reformas e realizar ações que ajudem na compensação das perdas dos setores produtivos do país, criando um ambiente econômico capaz de atrair investimentos de extrema relevância na geração de empregos e renda para conseguirmos nos manter em rota de crescimento com uma economia mais consistente e sustentável.