Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Mais Ciclovias para Belo Horizonte

Apoio ao Comércio

O aumento das ciclovias em BH tem sido um assunto muito discutido nas últimas semanas, principalmente com a paralisação das obras do Projeto Pedala BH, pela BHTrans, para que os próprios ciclistas possam definir quais as ruas terão prioridade na ampliação no projeto.

Na última reunião, ocorrida no dia 11, foi definido que o corredor da Avenida Carandaí e Rua dos Guajajaras será o próximo projeto a ser cumprido. Também outros trechos foram destacados como prioritários entre eles, dois trechos da Avenida Silviano Brandão, a Região Leste de BH e a ligação com a Avenida dos Andradas. O Projeto prevê que até o fim de 2013, as ciclovias passem de 51,3 Km para 100 km na capital.

Contudo, Pedro Lopes da Trindade Filho, Diretor da Câmara Setorial Duas Rodas – Grupo Bike da CDL/BH adverte que nem todos os grupos de ciclistas de BH foram contatados para que tal decisão fosse tomada. Ele ressalta que qualquer consulta é válida, faz parte de uma democracia, mas é a favor de um aumento no número de consultados.

Pedro, que já viajou o mundo pedalando, é um dos defensores da ampliação correta das ciclovias na cidade. Isso inclui não só aumento na área para a prática, mas também a construção de mais bicicletários, a implantação da integração desse meio de transporte com o metrô e principalmente: a conscientização da população para a segurança e o respeito aos ciclistas e as ciclovias.

Perguntado sobre qual a importância dessa ampliação para o comércio ele diz que ajuda e facilita na locomoção, sendo também um transporte saudável e mais barato. Ele atenta que as vendas, principalmente as de bicicletas aumentarão.

Pedro também desmente que a topografia de BH seja um empecilho para pedalar. “Isso se deve pela falta de informação para a população. Hoje, devido às tecnologias avançadas é possível uma prática sem dificuldades na capital, apesar de várias ciclovias serem mal feitas estarem em locais errados”.

E ainda completa “Eu considero como cultura uma cidade que cultua o uso da bicicleta”