Lojista: Confira como identificar se a nova nota de R$ 200 é verdadeira

O Banco Central (BC) lançou recentemente a nova cédula de R$ 200. Estampada com uma foto do lobo-guará nas cores cinza e sépia, a sétima nota da família real é do mesmo tamanho que a nota de R$ 20.

De acordo com o BC, a novidade chega para aquecer a economia do país. Prova disso, é que serão impressas, até o mês de dezembro, 450 milhões de unidades, o que equivale a aproximadamente R$ 90 bilhões.

Com a circulação da nova cédula, os lojistas devem ficar atentos a possíveis fraudes e falsificações. Para não correr riscos, o empresário deve prestar atenção nos itens de segurança da nova nota. Confira abaixo quais são:

• Marca-d’água: Ao colocar a cédula contra a luz, é possível observar a marca-d’água do lobo-guará, o valor da nota, um quebra-cabeça, além de um fio de segurança, localizado próximo ao meio da nota.
  • Alto-relevo: Na nova cédula, estarão em alto-relevo as flores típicas do cerrado, os frutos da lobeira, parte do corpo do lobo-guará, o valor de R$ 200, o nome do BC e a denominação da República Federativa do Brasil.
  • Elementos Fluorescentes: Sob luz ultravioleta, é possível observar a aparição do número 200 na parte da frente da cédula. Além disso, a numeração vermelha do verso fica amarela e pequenos fios se tornam visíveis apresentando três cores em cada um deles: vermelho, azul claro e azul escuro.
  • Número que muda de cor: Como acontece na cédula de R$ 20, ao movimentar a cédula, é possível notar que o número 200 também muda de coloração, passando do azul para o verde.
  • Número escondido: O número 200 é visto, mais uma vez , quando se aproxima a cédula da altura dos olhos, na posição horizontal, em um ambiente bem iluminado.

Para facilitar a visualização de cada um desses elementos, o Banco Central disponibiliza uma imagem interativa da nova cédula. Clique aqui para ter acesso.