Liderança na Prática, é o tema apresentado pelo Programa CDL Conecta

O programa CDL Conecta realizou no dia 11/07, no Espaço Varejo Inteligente, na CDL/BH, a palestra “Liderança na prática” que foi conduzida pelo CEO da empresa “Penser” e autor do livro “Os caminhos dos líderes”, Fernando Pacheco.

No encontro, Fernando abordou práticas de liderança que podem ser aplicadas em diferentes empresas. Ele também destacou ações de um bom líder que são: alto padrão ético moral, autoconhecimento, comunicação, feedback, entre outras.

“O que leva uma pessoa a ser uma boa líder é a capacidade de liderar a si mesmo, através do autoconhecimento e da inteligência emocional. Todo mundo tem a capacidade de ser líder, ainda que seja líder da sua própria vida ou da sua jornada”, acrescentou Fernando.

Em sua palestra, Fernando pontuou o que difere um chefe de um líder “Um líder é aquele que consegue fazer com que as outras pessoas ou determinado grupo consiga caminhar em uma direção específica. E quando é validada essa direção específica isso independe de ser uma escola ou uma igreja ou uma empresa, a ideia da liderança é alinhar o objetivo comum”.

Ele também destacou os desafios de um líder, “quando se trata dos desafios do líder no ambiente empresarial, a maior dificuldade é encontrar maneiras de fazer a equipe caminhar para um objetivo comum que é de necessidade mútua”, afirmou Fernando.

“É preciso entender também quem está conosco nesse objetivo empresarial. Diante disso, existem diversas atitudes que devem ser colocadas em prática, como a comunicação, transparência, visão, feedback e o desenvolvimento de equipe”, pontuou Pacheco.

Além de lidar com esses desafios, Fernando ressaltou que é importante um líder manter sua identidade na busca por resultados sustentáveis, colocando como prioridade os valores próprios e os da equipe.