Liderança feminina

A nova Comandante do Policiamento da Capital, Cel Cláudia Romualdo, que assumiu o cargo a menos de um mês, esteve presente na reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH realizada nesta quinta-feira (21). Pela primeira vez, nos 236 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), uma mulher passa a liderar os mais de 5 mil policiais de Belo Horizonte. E para celebrar o momento, o vice-presidente da CDL/BH, José Ângelo de Melo, presenteou a nova Comandante com uma placa em sua homenagem.

Segundo a Comandante, a PMMG tem quebrado paradigmas constantemente e, para ela, chegar a este posto é um grande desafio e muita responsabilidade. “Fui pega de surpresa quando soube que assumiria o cargo, fiquei muito feliz pela confiança depositada em mim, mas mal tive tempo de pensar, antes de assumir”, disse.

Com 27 anos de serviço militar, Romualdo afirma ter levado para o cargo, além da experiência adquirida nas ruas, a simplicidade, e a dedicação. “Nas duas últimas semanas, não dormi mais que três horas, pois gosto de atender todas as solicitações, e ligações”, afirmou. Outra característica da nova Comandante é que ela gosta de estar na rua, pois consegue dimensionar melhor a situação e pensar nas soluções para os problemas encontrados. “Sou uma pessoa muito visual”, se define.

A Coronel iniciou seu trabalho no cargo por um diagnóstico sobre o trabalho de segurança pública na cidade e afirmou que não existe outra forma de melhorá-la, senão por meio do diálogo. Foram resgatadas algumas operações da PMMG, ela está organizando as redes de vizinhos e comerciantes protegidos, além dos Conseps (Conselhos Estaduais de Segurança Pública).

Ela ressaltou a importância de um trabalho em parceria com a comunidade, o comércio e entidades de classe, para que o assunto segurança pública não se torne cada vez mais presente na vida das pessoas, e também a importância de um bom planejamento para reduzir os índices de criminalidade na Capital.  O vice-presidente da CDL/BH, José Ângelo de Melo, afirmou que está no DNA da Entidade o trabalho conjunto com a PMMG, e colocou a CDL/BH à disposição para o que a corporação necessitar.