Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Liderança e os desafios da comunicação

Apoio ao Comércio

Liderar e comunicar são ações árduas para muitos empresários, quando precisam lidar com suas equipes. É neste sentido, que a CDL Jovem realizou, na quarta-feira, 02 de outubro, a palestra interativa: "Liderança e os desafios da comunicação", no espaço Varejo Inteligente, na sede da CDL/BH.
 
A palestrante Beth Penteado apresentou a importância da comunicação entre as pessoas, principalmente no ambiente empresarial, para que a mensagem seja transmitida de forma correta. 
 
Ela explicou que a nossa comunicação uns com os outros vai além da fala. “Nós nos comunicamos por diversos meios, nos comunicamos com o corpo, com o nosso conteúdo e com a voz, sendo que 55% da nossa comunicação é feita por meio da nossa expressão corporal”, explica Beth.
 
Outro foco da palestra são as atitudes e comportamentos esperados de um líder e como suas atitudes interferem diretamente no ambiente de trabalho. “A liderança sempre vai motivar pessoas. Vocês já viram alguma equipe motivada com um líder lerdo? Não funciona de jeito nenhum. Assim também quando o líder não está bem, acaba refletindo no grupo”, pontua a palestrante. 
 
Existem dois tipos de liderança, uma delas é a liderança por meio do medo para gerar obediência ou pode ser a liderança por meio da inspiração para gerar respeito. “A inspiração gera o desejo nas pessoas de colaborarem, darem ideias, fazerem parte da empresa, se sentem engajadas e motivadas”, conclui. 
 
A palestra faz parte do programa de desenvolvimento de jovens empreendedores, uma iniciativa da CDL/BH e do Sebrae-MG. 
 
Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing