Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Leão cada vez mais informado sobre suas receitas e despesas

Apoio ao Comércio

Fiscalização na era digital foi o tema da palestra da reunião quinzenal do CDL Jovem desta quarta-feira, 23 de abril, realizada na sede da CDL/BH. Quem ministrou o tema foi o vice-presidente do grupo, Antônio Chaves, que é sócio proprietário da Aliar Sistemas. 


 


Segundo Chaves, o objetivo da palestra foi mostrar aos participantes como o fisco está se preparando cada vez mais para encontrar indícios de sonegação e inconsistências nas informações fornecidas pelos contribuintes.


 


Por meio de um sistema chamado Harpia, a Receita Federal vem cruzando diversas informações declaradas pelas empresas como Sped Contábil, IRPF, IRPJ, E-cont, DCTF, Dapi, e-Social e o próprio cartão de crédito para obter informações de 100% dos contribuintes. 


 


“Cada vez o fisco exige mais informações de nós empresários e não falamos nada, não nos manifestamos. Temos que prestar atenção nisso”, disse Chaves. Para ele, empresários, empresas de tecnologia e contadores devem se unir para encontrar alternativas. Também afirmou que os empresários não devem deixar tudo nas mãos dos contadores, eles devem acompanhar de perto, entender e fiscalizar, pois nem sempre a solução apresentada pelo contador é a melhor. 


 


 


Dálcia de Oliveira


Comunicação e Mkt CDL/BH