Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Juro de empréstimo para consumidor é o maior desde novembro de 2003

Apoio ao Comércio

A taxa de juros média para pessoa física de 7,89% ao mês em março para 7,95% ao mês em abril. Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), esse é o maior valor desde novembro de 2003.

Das linhas de crédito analisadas (juros do comércio, cartão de crédito rotativo, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras), todas ficaram mais altas.

Para as pessoas jurídicas, a taxa média de juros subiu de 4,50% ao mês em março para 4,58% ao mês em abril, sendo considerada a maior desde fevereiro de 2005.
(Gráfico 1 – Evolução do Juro Mensal)

 

Das três linhas de crédito pesquisadas, todas tiveram seus juros reajustados no mês. As elevações podem ser atribuídas a fatores relacionados ao cenário econômico, que aumenta o risco do crescimento da inadimplência, crescimento dos índices de desemprego, e às expectativas para este ano serem negativas.

As perspectivas para os próximos meses não são animadoras, tendo em vista o cenário econômico atual, que aumenta o risco de elevação dos índices de inadimplência, a tendência é de que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses.
Fonte:  G1 – Editado