Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Inovação para Minas

Apoio ao Comércio


 


O projeto MG TI 2022 foi tema da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH realizada nesta quinta-feira, 25 de abril. A Entidade recebeu o presidente da Assespro, Geovane Telles, e o presidente da Fumsoft, Thiago Turchetti Maia, para falarem sobre o assunto.


 


Segundo Maia, a área de TI não é muito conhecida em Belo Horizonte, embora seja um setor inovador, rico, com grande potencial, e pode contribuir com vários setores, inclusive o comércio. Além disso, a área emprega mão de obra especializada e paga salários maiores,  impulsionando a economia da região onde está instalada.


 


Nos últimos anos houve uma evasão de grandes empresas de Minas Gerais, principalmente as de telecomunicações, prejudicando o setor de TI. De acordo com Maia, temos plenas condições de termos um setor mais pujante, pois somos reconhecidos como um celeiro de talentos e temos que manter esses profissionais aqui. O MG TI vem a esse encontro, pois tem como objetivo criar um ambiente de negócios propício à atração de empresas de TI para o estado. 


 


O projeto conta com mais de 70 iniciativas, distribuídas em 4 eixos: capacitação, geração de negócios, adequação do ambiente de negócios, criação do condomínio Temático de TI, e por meio dessas iniciativas quer tornar Belo Horizonte a capital nacional da TI nos próximos 10 anos. Além disso, outras ações vêm sendo empreendidas, a exemplo das discussões com a Prefeitura de Belo Horizonte e Governo do estado, para buscar um ambiente regulatório que favoreça a atração de empresas. 


 


Maia afirmou que o projeto já conta com o apoio de diversas entidades de classe e solicitou o apoio da CDL/BH também. O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, colocou a Entidade à disposição, pois sabe sobre os benefícios do setor de TI para o comércio e para a cidade. 


 


Presenças


 


A reunião desta semana contou também com a presença do vereador, Tarcísio Caixeta; o presidente do Sindinfor, Arquimedes Wagner Brandão de Oliveira; a Juíza de Paz, Ester Sanches Naek; os vice-presidentes da Assespro, Marcello Ladeira, Wilson Caldeira e Daniel Diniz; Tatiane Couto, Gerente Executiva da Sucesu-MG; Eric Gonçalves, Chefe de Reportagem do Diário do Comércio; Raphael Andrade, ex-secretário municipal; Márcio Tibo, Superintendente da Fumsoft; e Rui Fidélis, presidente da Acomac.