Inflação oficial fica em 0,69% em fevereiro, segundo IBGE

A inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou um aumento de 0,69% em fevereiro na comparação com o mês imediatamente anterior. O percentual em questão é maior que o verificado em janeiro, quando apresentou variação de 0,55%, e também em relação ao mês de fevereiro de 2013, quando a variação se estabelecera em 0,60%. O acumulado em 2014 de 1,24%, no entanto, se mostra menor do que o verificado no mesmo período do ano anterior, que fora de 1,47%. Já o acumulado de doze meses ficou acima do verificado nos doze meses imediatamente anteriores, passando de 5,59% para 5,68%.

Dentre os setores contemplados pela pesquisa, o grupo “Educação” apresentou a maior variação em fevereiro, um crescimento de 5,97% influenciado principalmente pelo aumento das mensalidades dos colégios. O grupo “Artigos de Residência” também apresentou variação significativa no mês, na ordem de 1,07%. Em seguida aparecem os grupos “Habitação” (0,77%); “Saúde e Cuidados Pessoais” (0,74%); “Despesas Pessoais” (0,69%), “Alimentação e Bebidas” (0,56%) e Comunicação (0,14%). Já os grupos Vestuário e Transportes apresentaram queda de -0,4% e -0,05%, respectivamente.

Em 2013, a inflação medida pelo IPCA apresentou variação de 5,91%. Ao longo do ano anterior e início de 2014, o Governo Federal tem promovido sucessivas elevações na taxa de juros como forma de conter o avanço dos preços. Ainda assim, a expectativa de mercado para o IPCA é maior em relação a 2013, ficando em 6,01% segundo o último boletim FOCUS do Banco Central.