Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Inflação oficial cresce 0,37% em maio, segundo o IBGE

Apoio ao Comércio


 


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) cresceu 0,37% no mês de maio, na comparação com o mês anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado foi significativamente menor do que os 0,55% registrados no mês de abril, e apresentou ligeira alta em relação ao resultado de maio de 2012, quando o índice fechou em 0,36%.


         Na comparação com o mês anterior, o grupo de produtos que apresentou maior aumento no nível de preços foi o de Saúde e Cuidados Pessoais, com alta de 1,28%. Em seguida vieram os grupos de Alimentação e Bebidas (0,96%), Vestuário (0,65%), Artigos de Residência (0,63%), Habitação (0,62%), Despesas Pessoais (0,61%) e Educação (0,10%). Os grupos de Comunicação e de Transportes apresentaram quedas de, respectivamente, -0,32% e -0,19%.


         No acumulado do ano, o IPCA apresentou crescimento de 2,88% e no acumulado dos últimos doze meses, a inflação atingiu o teto da meta de inflação do governo federal e fechou em 6,50%. Apesar do resultado alto no acumulado de doze meses, o mercado espera que a inflação comece a ceder ao longo dos próximos meses e termine o ano em 5,8%, segundo dados do Boletim Focus do Banco Central.