Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Inflação oficial apresenta alta

Apoio ao Comércio


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou relativa estabilidade em julho, com alta de apenas 0,03% na comparação com o mês imediatamente anterior. Esse resultado mostra uma desaceleração do índice em relação ao resultado de junho, que foi de uma alta de 0,26%.


         O grupo de Transportes foi o que mais puxou o IPCA para baixo no mês de julho, com uma queda de -0,66%, resultado principalmente da redução das tarifas de transporte urbano. Além disso, também houve queda nos grupos de Vestuário (-0,39%) e Alimentação e Bebidas (-0,33%), o que ajudou a manter o IPCA em relativa estabilidade no mês. Quanto aos itens que apresentaram altas no nível de preços, fica com destaque o grupo de Despesas Pessoais, com alta de 1,13%. Em seguida vieram Habitação (0,57%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,34%), Artigos de Residência (0,28%), Comunicação (0,20%) e Educação (0,11%).


         No acumulado dos últimos doze meses vemos uma desaceleração da inflação. Em junho, o IPCA havia estourado o teto da meta de inflação e atingido o patamar de 6,7%. Em julho, porém, vemos uma desaceleração do índice nessa base, com o índice fechando em 6,27%. Esse resultado ainda esta significativamente acima do centro da meta de inflação, que é de 4,5%, porém, espera-se que a inflação continue em desaceleração ao longo dos próximos meses e termine o ano em 5,74%, segundo o Boletim Focus do Banco Central.