Inflação oficial apresenta alta de 0,26% em junho, segundo o IBGE

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou alta de 0,26% em junho, ante alta de 0,37% no mês anterior. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação pelo governo federal e é usado para embasar a maioria das decisões econômicas do governo federal.

É importante destacar que o grupo de Alimentação e bebidas contribuiu significativamente para desaceleração do IPCA em relação a maio, o nível de preços deste grupo apresentou a menor alta dentre todos, apenas 0,04% ante 0,31% no mês anterior. Já o grupo que apresentou a maior alta foi o de Habitação, que cresceu 0,57%. Em seguida vieram: Vestuário (0,50%), Despesas Pessoais (0,40%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,36%), Comunicação (0,19%), Educação (0,18%) e Transportes (0,15%).

No acumulado dos últimos doze meses a inflação estourou o teto da meta de inflação, que é de 6,5%, atingindo 6,7%. Porém, espera-se uma desaceleração dos índices de preço ao longo dos próximos meses, tanto por causa de aumentos na oferta quanto por causa de medidas do governo, e do Banco Central, para a redução da demanda. Deste modo, os analistas ouvidos pelo BC já esperam que a inflação termine mais baixa do que o patamar atual, em 5,81%.