Índice de confiança no comércio recua -4,4% em maio

O Índice de Confiança no Comércio (ICOM), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou queda de -4,4% no trimestre compreendido entre março e maio de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado em questão representa a terceira queda consecutiva no ano. Em abril, a variação nesta base de comparação havia sido de -3,1%, e em março, de -2,1%.

Ambos os componentes do ICOM, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) e o Índice de Expectativas (IE-COM) apresentaram queda no período em questão. O ISA-COM, que mensura o grau de satisfação com a situação presente, apresentou variação de -7,2% em maio, ante -7,0% em abril. Ainda em relação ao índice, 13,8% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte e 23,8%, como fraca. Em 2013, tais variações haviam sido de 16,3% e 19,3%, respectivamente.

Já o IE-COM, que mede o otimismo para os meses seguintes, apresentou uma queda ainda maior, passando de -0,4% em abril para -2,6% em maio. O resultado em questão foi influenciado, principalmente, pelo indicador que mede o otimismo com a situação dos negócios nos seis meses seguintes, passando de -2,4% em abril para -4,0% em maio.

Observa-se que o atual cenário econômico de aumento da inflação e de taxa de juros em patamares altos tem contribuído para uma redução nos níveis de consumo, impactando negativamente nas expectativas do empresariado em relação às vendas para o ano. A expectativa da CDL-BH é que as vendas no comércio varejista em 2014 apresentem crescimento de 3,5% em Belo Horizonte.