Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Índice de Confiança de Serviços

Apoio ao Comércio


O Índice de Confiança de Serviços (ICS), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Banco Central, apresentou queda de 3,2% no mês de julho em comparação ao mês anterior, atingindo o menor patamar desde agosto de 2009. Esta é a quarta queda consecutiva do indicador, que tem por objetivo avaliar as expectativas dos empresários quanto ao nível de demanda para os próximos três meses. O ICS é calculado mensalmente e é mensurado através de pontos, variando de 0 a 200; assim, quanto menor o número de pontos, pior é o desempenho do setor. No mês de julho, o indicador atingiu 120,6 pontos, ante 123,1 no mês anterior; em agosto de 2009, havia alcançado 116,2 pontos.


O indicador da FGV é divido em dois subíndices, sendo eles a ISA-S (Índice de Situação Atual), que mede as expectativas dos empresários em relação ao presente; e o IE-S (Índice de Expectativas), que analisa as perspectivas da classe para o futuro.


Tanto o ISA-S quanto o IE-S apresentaram queda, na magnitude de 2,4% e 1,7%, respectivamente. A explicação para este fraco resultado é o atual cenário econômico, somado às expectativas de baixo crescimento para os meses seguintes, contribuindo para uma menor confiança quanto ao desempenho do setor de serviços pelo empresariado.