Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Índice de Confiança de Serviços apresenta aumento

Apoio ao Comércio


 


O Índice de Confiança de Serviços (ICS) calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou crescimento de 1,1% no mês de janeiro com relação a dezembro, passando de 123,3 para 124,6 pontos. Em dezembro, o indicador havia apresentado uma variação negativa de 1,7%.


 


 O objetivo do ICS é avaliar as expectativas dos empresários quanto ao nível de demanda nos próximos três meses, utilizando-se para isso de dois subíndices: o Índice de Situação Atual, (ISA-S), que reflete as percepções dos empresários em relação ao momento presente, e o Índice de Expectativas (IE-S), que avalia as perspectivas para o futuro. Para o mês em questão, o índice que mais contribuiu para a variação positiva do ICS foi o ISA-S, que aumentou 4,2% em relação a dezembro, se estabelecendo em 108,1 pontos. O IE-S, entretanto, apresentou queda de 1,2% na mesma comparação, passando para 141,2 pontos.


 


A avaliação positiva em relação ao momento atual se deve principalmente ao volume de demanda, que apresentou aumento de 5,6%, seguido pela situação atual dos negócios, que aumentou 3,5%. No que tange às expectativas, o item que mensura às perspectivas para a demanda futura foi o que mais colaborou para a queda do IE-S, apresentando retração de 2,4%. De acordo com a FGV, os resultados verificados em janeiro pressupõem uma manutenção quanto ao dinamismo do setor de serviços, com o aumento mais significativo em alguns setores, como o de transportes por exemplo.