Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Índice de Atividade Econômica sobe 0,40% em novembro

Apoio ao Comércio


O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,40% em novembro na comparação com o mês de outubro, o mesmo percentual apresentado na comparação de outubro com setembro.


O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o nível de atividade econômica no Brasil, e é calculado com base nos três setores da economia (Serviços, Indústria e Agropecuária), sendo considerado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Esse índice também serve para auxiliar o Comitê de Política Monetária (COPOM) na definição na taxa básica de juros.


O nível de atividade econômica demorou a reagir em 2012, apesar das varias medidas de estimulo anunciadas pelo governo como a redução do IPI e as reduções da taxa de juros. Porém os últimos dois resultados do IBC-Br mostram que a atividade econômica está começando a mostras sinais de melhora. A última estimativa do mercado financeiro, publicada no Boletim Focus do Banco Central, é de que o PIB cresça 0,98%.


Na comparação entre Novembro de 2012 e o mesmo mês de 2011 o IBC-Br apresentou alta de 2,67% e no acumulado do ano a alta foi de 1,28%. Nos últimos doze meses a alta foi de 1,38%.