Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Indicador de Investimentos do Ipea registra queda de 0,7% em agosto

Apoio ao Comércio

Após uma sequência de sete meses em alta, os investimentos voltaram ao campo negativo em agosto. Divulgado nesta quinta-feira, o Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF – medida dos investimentos em máquinas, equipamentos, construção civil e pesquisa) registrou baixa de 0,7% em agosto comparado ao mês de julho, livre de efeitos sazonais.


 


 


Segundo o Ipea, o indicador mostrou alta de 0,5% na comparação anual (agosto.2019 / agosto.2018). Desta forma, registra alta de 2,5% no acumulado dos últimos 12 meses (julho.18 a agosto.19), uma ligeira perda de ritmo em comparação ao acumulado de 12 meses registrado até julho deste ano (3%).


 


Os três segmentos que compõem os investimentos registraram queda na passagem de julho para a agosto:


 


? A queda mais intensa foi no consumo aparente de máquinas e equipamentos, com recuo de 1,3% no período. As importações até cresceram 8,1% no período, mas a produção nacional recuou 2,9%.


 


? O indicador de construção civil, por sua vez, recuou 1,1% em agosto, após alta de 2,4% em julho, pela série com ajuste sazonal. Pelo indicador do Ipea, o setor mantém um comportamento errático.


 


? O terceiro componente, classificado como outros ativos fixos, registrou queda de 0,7% na passagem de julho para agosto.


 


Fonte: Valor econômico