II Fórum Oportunidades para o Comércio – Copa das Confederações FIFA 2013

A CDL/BH realizou em sua sede na última quarta-feira, 15 de maio, o II Fórum Oportunidades para o Comércio, visando preparar os comerciantes para os próximos eventos esportivos (Copa das Confederações FIFA 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014), que serão realizados na Capital.

O Fórum buscou reverter também o quadro apresentado na pesquisa inédita encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que revelou que 64% dos comerciantes da capital mineira não vêm se preparando para receber a Copa das Confederações.

Durante o Fórum, foram apresentadas as palestras “Preparação do Comércio para Mega Eventos”, com a diretora de Promoção Turística da Belotur, Stella de Moura Kleinrath, e “Copa das Confederações 2013 e Grandes Eventos: como se preparar e vender mais” com Jussara Rocha, consultora nas áreas de Turismo, Cultura, Planejamento e Desenvolvimento local.

Stella de Moura apresentou um histórico sobre a Copa das Confederações e a Copa do Mundo e mostrou um panorama de tudo o que vem sendo realizado em Belo Horizonte, desde que a cidade foi escolhida como uma das sedes. Ela também divulgou dados importantes do evento que impressionam pelos números.

De acordo com a diretora, a estimativa é que haja um incremento de R$183 bilhões no PIB do país. Ao todo serão três milhões de turistas nacionais e 600 mil turistas estrangeiros. “Nós temos que mostrar serviços bons e com preços convidativos para esses turistas”, esclarece Stella. Para isso, ela completa “nós precisamos trabalhar com tudo orquestrado para que os belo-horizontinos sejam os primeiros a conhecer e apresentar aos turistas”.

Stella também focou durante a palestra o setor de comércio e serviços. Ela esclareceu que os eventos são apenas um mote para melhorar a gestão dos empreendimentos, o mais importante é o legado pós-evento. Para o comércio, a Copa das Confederações também pode ser um evento teste. Após esse evento, é a oportunidade de promover melhorias para os próximos grandes eventos.

Quem participou do Fórum pode ouvir da diretora vários detalhes que muitas vezes passam despercebidos para os comerciantes, como, por exemplo, as embalagens. “Como o turista vai comprar um artesanato, se não tem uma embalagem para que possa levar a bordo e que tenha facilidade para transportar”, explicou Stella.

A segunda palestra com Jussara Rocha também apresentou fatores importantes para que o comerciante da Capital se prepare melhor para as Copas. Rocha acredita que o lojista deve ficar atento a cinco pontos importantíssimos para vender mais, que são:

1 – Identidade do negócio, vantagem competitiva e motivação para o cliente;

2 – Criatividade: fator chave da atratividade;

3 – Sustentabilidade e eco eficiência, novos atributos nos negócios;

4 – Visão sistêmica e integrada do Turismo e do comércio como diferencial competitivo;

5 – Atendimento: vender, encantar e surpreender.

O Fórum foi ministrado pelo vice-presidente da CDL/BH Davidson Cardoso e contou com a participação do vice-presidente da Fundação CDL, Leonardo Braga, e os vice-presidentes, Marcelo de Souza e Silva e Anderson Rocha.

A previsão é que o III Fórum de Oportunidades para o comércio acontece depois da Copa das Confederações 2013 e antes da Copa do Mundo 2014.