Ideias para dinamizar a Savassi

O presidente do Conselho CDL Savassi, Alessandro Runcini, recebeu comerciantes, representantes de associações de moradores, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) e da Polícia Militar (PM) na reunião mensal do Conselho Regional  Savassi. No encontro, realizado nesta terça-feira, 26 de agosto, na sede da CDL/BH, foram apresentadas diversas ideais para dinamizar a região.

Runcini lembrou que a saída dos funcionários públicos estaduais para a Cidade Administrativa e o aumento dos aluguéis dos imóveis nos últimos anos, depois das obras de requalificação na região, vem dificultando o trabalho de diversos comerciantes locais.

Ele alertou que um novo tipo de público para a Savassi seria o público cultural, aproveitando a proximidade com o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e a possível criação do Corredor Cultural na Avenida Cristóvão Colombo, com diversas esculturas de grande porte, ligando as duas regiões, como forma de chamariz.

Outra dica para impulsionar o comércio da Savassi seria por meio de uma promoção conjunta de todas as lojas da região, como é realizado atualmente pelos shoppings. “Essa promoção também seria um grande chamariz para a Savassi, poderia ter uma logomarca própria que identificasse a promoção, assim como sacolas próprias entregues aos consumidores”, explicou Runcini.

Para o presidente do Conselho, outra grande maneira de atrair pessoas para a Savassi seria também os shows e eventos culturais na região. “O ideal é que tivéssemos eventos semanais ou quinzenais para movimentar a região, dentro de um calendário anual de eventos disponibilizado para todos”, justificou Runcini.

Um consenso entre os participantes da reunião foi a necessidade de criação de um canal de comunicação entre os comerciantes e também os moradores da Savassi para que haja mais união entre os mesmos. O presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Savassi (AMAS), Nelson Galizzi, afirmou que para promover a Savassi é necessário todos terem o mesmo discurso e entrosamento para desenvolver as ideias.

Entre os diversos canais de comunicação sugeridos, esta a criação de um e-mail ou um grupo de whatsapp ou página no facebook para que todos possam dialogar com os demais, propor ações, enviar sugestões e reclamações e principalmente se unirem. O presidente da Associação dos Moradores de Lourdes (Amalou), Jeferson Rios, apresentou o exemplo de sucesso do seu bairro, que possui um e-mail, em que cerca de 1200 pessoas já estão cadastradas e enviam de 200 a 300 e-mails por dia, compartilhando informações. “Nós temos esse canal de comunicação consolidado, hoje em dia nem dependemos mais do jornal para divulgar as informações que desejamos”, explicou Rios.

Rede de Comerciantes Protegidos

O comandante da 4ª Companhia da PM, que compreende a região da Savassi, Major Marcellus Castro, também apresentou durante a reunião do Conselho a proposta da Rede de Comerciantes Protegidos para ser implantada na região. Segundo o Major, o objetivo é que sejam realizadas campanhas educativas como a “Prevenção de roubos de celulares”.

Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH