Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

IBGE apresenta queda no PIB de -0,6% no segundo trimestre

Apoio ao Comércio

O produto interno bruto do país caiu -0,6% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE dia 29 de agosto. O índice anterior, de comparação do primeiro trimestre deste ano com o quarto trimestre de 2013, foi revisto e caiu de 0,2% para -0,2%.


 


Com dois trimestres consecutivos de queda, vários analistas afirmaram que o Brasil entrou em recessão técnica (Quando a economia do país encolhe, mas os efeitos ainda não são sentidos pela população).


 


Pelo lado da oferta, o único setor que cresceu foi a agropecuária, aumentando +0,2% neste segundo trimestre. A indústria apresentou queda de -1,5% e os serviços de -0,5%. Do lado da demanda, os investimentos (FBCF) caíram -5,3%, o consumo do governo caiu -0,7% e somente o consumo das famílias cresceu, 0,3%. 


 


O acumulado do ano (janeiro a junho de 2014 comparado com janeiro a junho de 2013) continua positivo, em 0,5%, mas caiu 1,4 ponto percentual (no acumulado do trimestre anterior, o valor era de 1,9%). Na oferta, a indústria apresentou queda de -1,4% e na demanda os investimentos -6,8%.


 


Após a divulgação do dado, o boletim Focus do Banco Central, que avalia a expectativa do mercado, mostrou redução da previsão de crescimento do PIB deste ano de 0,7% para 0,52%. Esta é a décima quarta semana seguida de queda nas expectativas.