Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

IBC-Br de janeiro aponta crescimento da economia

Apoio ao Comércio


 


O IBC-Br (Índice de atividade econômica do Banco Central), que mede o desempenho da economia brasileira e é utilizado como prévia do PIB, apontou crescimento de 1,26%, quando comparado com o mês imediatamente anterior (dezembro/13).


Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (janeiro/13), o índice cresceu 1,01%, apontando aceleração da atividade econômica no início do ano. O acumulado de 12 meses indica crescimento de 2,47%, mantendo o ritmo de crescimento positivo, apesar de moderado.


 


Em dezembro do ano passado, o índice havia apontado queda de -1,35% (depois foi revisto pelo próprio BACEN para -1,40%), contrariando as expectativas de que as vendas de fim de ano alavancassem o crescimento da economia. Apesar do crescimento da base em janeiro, numa proporção maior do que a esperada pelo mercado, os analistas ainda preferem esperar mais dados para poderem inverter suas previsões.


 


O IBC-Br leva em consideração a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desemprenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos.